RFID Systems

Serviços

A RFID Systems, divisão da ACURA Global, trabalha em parceria com integradores e empresas de consultoria nas soluções de identificação eletrônica por radiofrequência no Brasil e em vários outros países. No centro de todas as tecnologias adotadas, está o compromisso da empresa com plataformas abertas e padrões de mercado, facilitando a integração com sistemas legados corporativos e provendo alta escalabilidade sob qualquer prisma. A RFID Systems e sua rede de parceiros trabalha para desenvolver e otimizar seus processos de identificação, rastreabilidade e controle, nas mais diversas aplicações verticais. Nosso foco em pesquisa e desenvolvimento, aliado às parcerias estratégicas, tem sido a tônica de nosso crescimento e liderança de mercado.

Logística

Armazenamento e Distribuição

Centros de distribuição e toda a cadeia de suprimentos vem experimentando um verdadeiro "boom" na adoção do RFID, em particular com o avanço do EPC (Eletronic Product Code), impulsionado pelo Wal-Mart e seus fornecedores, além de outros grandes varejistas mundiais. A identificação de paletes e caixas com tags RF permite a automatização de todo o processo, evitando ao máximo a intervenção humana. Portais de leitura podem gerenciar a movimentação de empilhadeiras em tempo real, enviando as informações em redes Wi-Fi para todos os servidores da empresa.


Portos e Contêineres

Estratégicos para alavancar o crescimento do país, os portos tem pela frente um grande desafio para acompanhar o crescimento do comércio exterior. Sistemas de monitoramento de contêineres e caminhões com RFID já são uma realidade no país, em particular no porto de Santos, o maior da América Latina. Tags RF ativos identificam e gerenciam a movimentação de pessoas, veículos e contêineres. Outras aplicações incluem o controle de acesso por RFID, parte fundamental do sistema ISPS Code, mundialmente adotado como medida de segurança contra o terrorismo.


Transporte e Tráfego

Uma das aplicações mais consagradas para a RFID é o controle automático de pedágios. Milhões de automóveis em diversos países utilizam tags RF passivos ou semiativos, agilizando o processo de cobrança pelo uso das rodovias. Na área de transporte público, o uso de cartões inteligentes como passe e moeda eletrônica está já bastante disseminado, trazendo diversos benefícios aos usuários, empresas operadoras e ao próprio governo, em particular ao coibir fraudes e otimizar o controle. Vagões identificados com a RFID também apresentam grandes benefícios para todos os envolvidos.





Indústrias

Lavanderia e Têxtil

O uso de minúsculos tags RF em uniformes de empresas, enxovais de hotéis e hospitais é uma excelente opção para lavanderias industriais, que precisam identificar cada peça de forma automática. Esses tags suportam lavagens e a manipulação das peças nas várias etapas de uma lavanderia e as identificam de forma única. Leitores especialmente desenhados permitem a leitura de uma ou várias peças em antenas tipo tubos ou painéis, interligados ao sistema central. Com isso, cada etapa de lavagem é monitorada em tempo real.

Indústria Automotiva

Rastrear cada etapa de produção de um automóvel tornou-se vital para qualquer montadora de classe mundial. Tags RF aplicados desde a inserção do monobloco na linha, acompanham o veículo ao longo do processo de montagem, passando pelo forno de pintura, até o controle de qualidade final. Com o uso da RFID, aumentou-se muito a flexibilidade de produção, podendo-se fabricar diversos modelos e configurações em uma mesma linha produtiva. A indústria de auto peças também tem utilizado a RFID em larga escala, na identificação em linhas de faróis, sistemas de ar condicionado, motores, etc.


Tabaco e Fumo

Brasil é o maior produtor mundial de tabaco, com a produção concentrada principalmente na região sul do país, devido a condições climáticas favoráveis.
Milhares de pequenos produtores abastecem as várias usinas de processamento que utilizam as folhas de tabaco para produção de cigarros e derivados, além da exportação para dezenas de outros países. A adoção recente da RFID nas áreas de processamento de fumo trouxe total rastreabilidade sobre cada fardo de fumo, identificando seu produtor, origem, tipo, peso, dentre outras informações.

Sucro-alcooleira

Com o grande crescimento verificado no últimos anos na produção de etanol, este setor vem em contrapartida investindo pesado no aumento exponencial de sua capacidade produtiva e na modernização de sistemas modernos de ERP (Enterprise Resource Planning) ao uso de tecnologias de identificação como a RFID. A radiofrequência é particularmente indicada em uma indústria conhecida pelo seu ambiente agressivo de operação, onde sistemas de identificação que demandam contato visual (código de barras) não apresentam bom desempenho.




Mineração e Siderúrgica

A RFID desempenha um papel crucial nas operações das mineradoras e siderúrgicas. Ambientes extremamente hostis são a tônica nestes setores e a RFID demonstra todas as suas vantagens em relação a outras tecnologias de identificação. Por não necessitar de um campo visual para leitura, ela é a melhor escolha para identificação e controle de veículos off-road, caminhões, empilhadeiras, retomadoras, pontes-rolantes, dentre várias outras aplicações. Na área de segurança, a RFID pode ser utilizada para a criação de zonas de segurança que tem salvo vidas e evitado acidentes.




Consumo

Frigoríficos

O Brasil tem o maior rebanho bovino para abate no mundo e recentemente uma empresa brasileira tornou-se o maior frigorífico do mundo. Diversas aplicações verticais foram desenvolvidas com o uso da RFID, especificamente no atendimento a este mercado, motivadas pela necessidade de garantir a rastreabilidade da carne, começando pela origem, no pasto, passando pelos abatedouros, até chegar ao varejo. Nos frigoríficos, a carne pode ser identificada automaticamente ao longo de seu transporte nas diversas etapas do processo de abate e tratamento.



Indústrias de Alimentos e Bebidas

Fabricantes e processadoras de alimentos e bebidas utilizam a RFID como forma de garantir a menor manipulação possível da matéria-prima e produto final, utilizando-se para isso da identificação automática em seus processos. Em um ambiente onde a higiene e o estrito controle de qualidade são mandatórios, torna-se evidente a adoção de tecnologias que reduzam ao máximo a interferência de possíveis erros humanos. As aplicações são as mais variadas possíveis e vão desde o controle de produção, logística de distribuição à proteção de marcas e produtos de maior valor agregado como vinhos.




Petróleo e Gás

Extração

Sistemas de RFID tem um campo muito fértil para utilização em larga escala, nas empresas petrolíferas, distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) e produtoras de gases especiais (atmosféricos). Podemos destacar o uso de RF tags para identificação de válvulas de controle, equipamentos, ativos como cilindros de gás além do uso de tags ativos em plataformas de prospecção para monitoramento de pessoas e no controle de movimentação de materiais. Em alguns casos, faz-se necessário o uso de leitores RFID homologados para uso em ambientes com risco de explosão.


Química e Petroquímica

Empresas deste setor da economia trabalham com diversas matérias-primas, e en larga escala, na fabricação dos mais diversos produtos, de plásticos/resinas a derivados de petróleo. A movimentação destes produtos, sejam eles em "bags" gigantes, "bins" ou barris, precisam de um controle apurado ao longo do processo produtivo e da cadeia de abastecimento. Tags RF acoplados a esses invólucros são a melhor opção para identificação, pois são imunes a sujeira, pó e outros agentes. Leitores portáteis ou estacionários garantem o controle efetivo e agregam grande valor à operação nestes setores.



Saúde

Setores que lidam com a saúde e o bem estar das pessoas são altamente sensíveis e demandam controle absoluto em seus processos, sob pena de causar grandes constrangimentos às empresas que lidam com esse mercado. Dentro desse contexto, a RFID tem desempenhado um papel muito importante em várias aplicações neste setor, abrangendo desde a identificação de medicamentos controlados de laboratórios farmacêuticos até o auxílio em rastrear ativos, pacientes e profissionais em hospitais. Trata-se de um mercado com potencial altamente reprimido no uso da RFID.




Controle de Ativos

Controle de Manutenção

Qualquer dispositivo que demande manutenção e calibração periódica é passível do uso da RFID para controle em batch (offline) ou online do histórico de manutenção de elevadores, máquinas copiadoras, impressoras, válvulas, automóveis, caminhões, máquinas, instrumentos de medição, aeronaves, embarcações, etc. Normalmente munidos de memória de armazenamento, esses tags RF de diversos formatos são lidos e programados por leitores RFID portáteis que podem estar conectados em tempo real por meio de GPRS ou Wi-Fi ou ainda serem operados em modo batch.


Segurança de Ativos

A RFID apresenta dentre os seus benefícios, uma característica menos conhecida, que é a capacidade de proteger ativos. Bens como laptops, obras de arte, instrumentos de medição e outros ativos de maior valor agregado, são normalmente alvos da cobiça de marginais que, em várias situações aproveitam-se do descuido das pessoas em ambientes aparentemente seguros e furtam sem deixar rastros. O uso de tags RF ativos é uma medida segura e efetiva para proteção desses ativos, permitindo o monitoramento automático dos mesmos, detectando o simples movimento ou a remoção do bem.